NOTÍCIAS


Chuva se espalha pelo Nordeste do Brasil

No Sudeste e no Centro-Oeste, há previsão de granizo para esta terça-feira, dia 19

December 18, 2017 19:41  |  Redação - Canal Rural
Chuva

 

A chuva voltou para importantes áreas produtoras do Matopiba. No oeste da Bahia, os volumes já estão até acima da média para dezembro. Em Barreiras, já choveu 215 milímetros, sendo que a média é de 185.

Nesta semana, a chuva forte migra para o oeste e sul do Brasil passando dos 50 milímetros no Maranhão, Tocantins, Pará, norte e oeste de Mato Grosso e Rondônia, além dos três estados da região Sul.

O avanço de uma frente fria e uma área de baixa pressão no oceano ainda espalham chuva por todo o Sudeste. Mesmo assim, as temperaturas continuam bastante elevadas e com a combinação de calor e umidade, há risco para pancadas de chuva forte e isolada com potencial para queda de granizo, principalmente entre o interior de São Paulo e de Minas Gerais.

A chuva continua bastante irregular no Centro-Oeste. Isso acontece devido a circulação dos ventos no alto da atmosfera conhecido como Alta da Bolívia. este sistema ajuda a espalhar pancadas de chuva para grande parte do Brasil, mas podendo chover em uma cidade e na outra não. As temperaturas se mantém elevadas em toda a região, com isso, há potencial para queda de granizo em alguns municípios.

A chuva não para, mas enfraquece sobre Goiás, Minas Gerais, Bahia e Piauí. Nos próximos sete dias, estimam-se pelo menos 30 milímetros.

Posteriormente, na última semana de dezembro, destaca-se elevado acumulado previsto sobre Minas Gerais, com valores acima dos 100 milímetros, especialmente sobre as áreas de café.

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural