NOTÍCIAS


Chuvas persistem até o Natal no Sudeste

O Rio Grande do Sul segue para a finalização do plantio da soja com pouca chuva

December 21, 2017 19:12  |  Redação - Canal Rural
Janela

 

O verão começou com chuva em grande parte do Brasil na tarde desta quinta-feira, dia 21, exatamente às 14h28, horário de Brasília. Em boa parte de São Paulo, sul de Minas Gerais, sul de Mato Grosso do Sul e no Paraná, o sol não deu as caras para receber a estação mais quente do ano e que fornece umidade para a maior safra do país.

As instabilidades vão provocar chuvas mais contínuas principalmente entre São Paulo e Minas Gerais até o Natal.

Já o Rio Grande do Sul está registrando apenas algumas pancadas de chuva no extremo norte do estado. O plantio da soja está chegando ao fim, e as perspectivas de umidade não são muito positivas principalmente para as lavouras da metade sul do do estado.

Durante a última semana, as chuvas ficaram mais concentradas nas regiões Centro-Oeste e Norte, com maiores volumes entre o nordeste de Mato Grosso e o Tocantins, suprindo em 100% a capacidade hídrica do solo nessas regiões, para o bom desempenho da safra.

Apesar de as chuvas terem ficado com baixos volumes na região Sudeste e Sul, a capacidade hídrica do solo não reduziu muito, ficando em pelo menos 60% no Paraná e em São Paulo.

No Rio Grande do Sul e no Nordeste, o  plantio segue para a finalização com menor disponibilidade hídrica, mas o desenvolvimento das lavouras é considerado bom nessas regiões, e apenas as culturas implantadas mais recentemente é que estão percebendo a menor umidade do solo e estão tendo um desenvolvimento abaixo do esperado.

No Paraná e nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a maior parte das lavouras está entre a fase de desenvolvimento vegetativo e florescimento. Nessas regiões a disponibilidade hídrica e as condições normais de temperatura manteve o bom desenvolvimento das plantas.

Até o fim do ano, teremos chuvas garantidas em parte do Matopiba, Centro-Oeste, Sudeste e o Paraná e Santa Catarina, segundo informações da Somar Meteorologia.

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural