NOTÍCIAS


Chuva de granizo deixa sertão do Ceará coberto de gelo

Fotos e vídeos publicados em redes sociais registram áreas totalmente brancas

December 22, 2017 13:27  |  Redação - Canal Rural
granizo deixa uma lavoura do sertão do nordeste totalmente branca

No fim da tarde de quarta, dia 20, moradores do município de Parambu (CE), na microrregião do Sertão dos Inhamuns, foram surpreendidos por uma chuva de granizo. Imagens que circulam nas redes sociais mostram ruas brancas e baldes cheios de pedras de gelo. 

Alguns moradores alegam que foi a maior ocorrência de granizo já vista, mas a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) não confirma. “A fala se apoia apenas na interpretação das pessoas diante do impacto visual”, explica a entidade. 

De acordo com a meteorologista da Somar Meteorlogia, Desirée Brandt, o fenômeno é resultado da formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) - ventos que giram no sentido horário em altos níveis impedindo a chuva no centro, mas provocando precipitações fortes na borda. 

“O Ceará está bem embaixo da borda deste vórtice, que é onde acontecem os temporais. Não é uma coisa de outro mundo, mas é claro que lá acontece com menos frequência, até pela temperatura da região”, explica Desirée.

Segundo a Funceme, houve também relatos de granizo em Nova Olinda. Em ambos os municípios houve chuvas de 18 e 12 milímetros, respectivamente


Imagens cedidas: Tribuna do Ceará