NOTÍCIAS


Natal vem com alerta de granizo, temporais e transtornos

Sul e Sudeste enfrentam as condições mais extremas e compartilham com Mato Grosso do Sul o risco de granizo

December 22, 2017 19:04  |  Redação - Canal Rural
Raio

 

Uma região de baixa pressão atmosférica recebe a umidade da Amazônia e espalha temporais por todo o Sul do Brasil. Além disso, uma frente fria avança bem rápido pela costa. A chuva é intensa e com elevados acumulados nas áreas de fronteira com a Argentina, metade norte gaúcha, inclusive em Porto Alegre, serra catarinense e oeste, sul e centro do Paraná.

Há condição para transtornos, como alagamentos, por conta do elevado volume previsto. Além disso não se descarta até mesmo queda de granizo. Por causa do tempo mais fechado, as temperaturas caem bastante em relação ao dia anterior.

No Sudeste, há chance de chuva a partir da tarde, principalmente entre São Paulo e Minas Gerais. Somente o Espírito Santo vai ficar com o tempo aberto o fim de semana inteiro.

No Centro-Oeste, a chuva é forte principalmente em Mato Grosso do Sul, onde há potencial até para granizo nas áreas mais próximas do Paraguai. Em outros estados da região, há chuvas mais localizadas e com menor volume acumulado.

No Nordeste, chove de forma mais generalizada no Maranhão e no norte do Piauí. No norte da Bahia, o tempo fica completamente firme e ensolarado, além de temperaturas elevadas e queda na umidade relativa do ar. Mesmo assim, não se esperam grandes extremos.

No Norte, a sensação térmica fica um pouco mais baixa em Rondônia por conta do tempo mais fechado e da chuva mais frequente. Tem previsão de chuva mais pesada na faixa norte e leste do Amapá por causa da zona de convergência intertropical. Por outro lado, a condição para chuva em Roraima é menor.

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural