NOTÍCIAS


Alerta de granizo para SP, MS e PR

Episódios como esses ficam mais frequentes com o La Niña

December 28, 2017 18:33  |  Redação - Canal Rural
granizo

O La Niña clássico que está vigente neste fim de 2017 tem deixado o início do verão mais chuvoso do que o normal em diversas lavouras do Brasil. Enquanto isso, o Rio Grande do Sul sente os efeitos diretos do fenômeno: a falta de chuva. Outro aspecto importante do fenômeno está ligado à temperatura mais amena.

“O verão não vai ser tão quente principalmente no Sudeste do Brasil. Os episódios constantes de granizo também estão relacionados à atmosfera mais fria do que o normal provocado pelo La Niña”, explica Celso Oliveira, meteorologista da Somar.

Para esta sexta-feira, dia 29, continua a previsão de chuva  intensa no oeste catarinense e cidades gaúchas de divisa com Santa Catarina e oeste, centro e sul do Paraná. O destaque é a alta temperatura no Rio Grande do Sul. Em algumas cidades do oeste do estado, as máximas podem passar dos 36ºC à tarde. Há previsão de granizo no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

No Sudeste, não se descartam transtornos em áreas de risco, inclusive sobre a serra fluminense. Por outro lado, o tempo fica firme entre o norte do Espírito Santo e o nordeste de Minas Gerais.

No Centro-Oeste, a chuva ganha força entre o sul de Goiás e Mato Grosso do Sul e pode vir com trovoadas, a partir de instabilidades formadas pela alta da Bolívia.

Aliás, o tempo é muito instável em praticamente todo o Centro-Oeste e há condição para chuva em toda a região. As temperaturas seguem elevadas no Pantanal, mesmo com as instabilidades.

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural