NOTÍCIAS


Confira a previsão do tempo para a virada do ano em todo o Brasil

De um modo geral, há muita instabilidade espalhada pelo país, mas as chuvas devem ser curtas. Por isso, não devem atrapalhar as festividades na maior parte das cidades

December 29, 2017 18:52  |  Redação - Canal Rural
Fogos

 

Algumas áreas produtoras do Rio Grande do Sul estão com o tempo seco há semanas. Mas, no último dia do ano, há previsão de pancadas de chuva e ventania entre o sul e o oeste do estado no fim do dia. Nos dois primeiros dias do ano, vai chover em grande parte do estado. O grande problema é que a chuva não será duradoura. A partir de quarta-feira, dia 3, o tempo volta a ficar seco no estado.

O tempo segue instável em Santa Catarina e Paraná, com pancadas de chuva ao longo do dia, principalmente pela tarde. Tempo firme no restante do Rio Grande do Sul e extremo oeste catarinense.

No Sudeste, a chuva será mais intensa perto da costa e principalmente na zona da mata de Minas Gerais. Por lá a estimativa é de 80 milímetros acumulados de chuva em áreas onde o solo já está encharcado.

No Centro-Oeste, a chuva continua generalizada, mas acontece principalmente ao longo do dia. A chuva mais pesada ocorre em Mato Grosso do Sul.

No Nordeste, chove nas áreas agrícolas do sul e oeste da Bahia principalmente. No Norte, o último dia do ano será bastante instável. O Amazonas e o Amapá devem receber os maiores acumulados.

Litoral

No litoral paulista, o sistema de baixa pressão que gerou acumulados acima dos 50 milímetros nos últimos dias deve avançar sobre o Sudeste e trazer temporais para as praias do Rio de Janeiro e São Paulo.

“Há chance para transtornos como alagamentos, deslizamentos de terra e até mesmo inundações nas áreas de risco no sábado, dia 30”, diz Heloisa Pereira, da Somar Meteorologia.

A chuva diminui ao longo do domingo, dia 31, e quem pretende apreciar a famosa queima de fogos de Copacabana, por exemplo, poderá contar com baixa possibilidade de chuva e temperaturas elevadas, assim como no litoral paulista.

Já na região Sul, o fim de semana começa com predomínio de tempo firme entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, enquanto o Paraná recebe pancadas de chuva até o sábado.

No domingo, é a passagem de uma frente fria que deixa o tempo instável, e a nebulosidade aumenta no litoral perto da virada nas praias do Paraná, sendo que o primeiro dia de 2018 deve ser de temporais nas praias dos três estados. Ainda assim, as temperaturas ficam em torno dos 20ºC na contagem regressiva.

Na segunda-feira, dia 1º, a volta para casa pode ser um pouco complicada, pois o sistema frontal que passará pelo Sul traz chuva forte no fim da tarde, inclusive na Grande Porto Alegre.

Apenas nas praias do Nordeste é que a atuação de um vórtice ciclônico de altos níveis inibe a formação de nuvens e mantém o tempo firme e seco durante todo o fim de semana da virada.

As temperaturas ficam elevadas, com as máximas chegando aos 30ºC durante a noite do domingo para a segunda-feira em Porto Seguro, Ilhéus, Maceió e São Luís.

Vale ressaltar que há muita instabilidade espalhada pelo país. De um modo geral, as chuvas vão ocorrer com curta duração e, por isso, não devem atrapalhar nas festividades na maior parte das cidades do país.

A chuva não é duradoura, mas a combinação de vento fraco e a umidade alta podem atrapalhar a dispersão da fumaça dos fogos no litoral e prejudicar a visibilidade dos fogos em alguns municípios.

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural