NOTÍCIAS


Como fica o tempo nas lavouras de soja do Centro-Oeste e do Nordeste

Previsão indica chuva mais forte para o leste de Mato Grosso, Goiás e Tocantins

January 4, 2018 13:37  |  Redação - Canal Rural
Soja

No Centro-Oeste, de uma forma geral, as lavouras seguem se desenvolvendo bem, com grande parte das áreas em fase de florescimento e enchimento de grãos.

Nesta sexta-feira, dia 5, as áreas de instabilidade perdem força sobre Mato Grosso do Sul e chove de forma menos intensa entre o oeste e norte do estado, enquanto que nas demais áreas o tempo fica firme.

Por outro lado, a chuva ganha força entre Goiás e o leste de Mato Grosso, onde ocorrem os maiores volumes de água e com potencial para transtornos.

Na metade sul do Mato Grosso do Sul, as temperaturas continuam em elevação, enquanto que em Goiás as máximas permanecem mais amenas.

No sábado, dia 6, a chuva volta a se espalhar por praticamente todo o Centro-Oeste e ganha intensidade em algumas áreas. Risco para temporais desde o oeste de Mato Grosso do Sul até o sul de Goiás.

Chove forte também em alguns pontos isolados de Mato Grosso, onde os acumulados são bastante expressivos ao longo do dia.

“No Nordeste, algumas áreas estão passando por deficiência hídrica, principalmente no centro-norte do Piauí e na região central da Bahia, onde a disponibilidade hídrica está abaixo dos 40% de capacidade dos solos”, diz o engenheiro agrônomo Leandro Calve.

Nas demais regiões do Nordeste e do Norte, principalmente no Matopiba, as condições de umidade do solo são boas e têm ajudado no bom desenvolvimento das lavouras.

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural