NOTÍCIAS


Confira como fica o tempo no primeiro fim de semana de 2018

Nova frente fria avança do Sul para o Sudeste e traz chuvas que podem ser fortes e com trovoadas

January 5, 2018 16:56  |  Redação - Canal Rural
Raio

 

No fim de semana, o tempo muda bruscamente em parte do Sul, com o rápido avanço de uma frente fria que vem do Uruguai em direção ao oceano.

Assim, a chuva volta a se espalhar em forma de pancadas com trovoadas para o centro, leste, extremo sul e norte do Rio Grande do Sul, centro e leste de Santa Catarina e no leste, centro e norte do Paraná.

Conforme o sistema passa, as temperaturas despencam e há condição para ventos fortes. No domingo, dia 7, as áreas de instabilidade já começam a se afastar.

No Sudeste, há previsão de chuva intercalada a períodos de melhoria em São Paulo, na maior parte de Minas Gerais e Rio de Janeiro. A chuva vem com trovoadas e pode ser forte, com risco para transtornos como alagamentos, principalmente do noroeste ao litoral paulista.

Mesmo assim, a sensação é de tempo abafado, com exceção ao sul mineiro, onde as áreas mais altas têm uma temperatura mais baixa. Além disso, próximo à costa de São Paulo e do Rio de Janeiro, há condição para rajadas, devido à mudança na direção dos ventos. Apenas entre o norte mineiro e o litoral sul e central do Espírito Santo que a chuva perde força e o tempo fica aberto e quente.

Quem está curtindo as férias no litoral é melhor aproveitar o sábado porque o domingo já fica com o tempo comprometido.

No Centro-Oeste, a chuva volta a se espalhar por toda região e ganha intensidade em algumas áreas. Risco para temporais desde o oeste de Mato Grosso do Sul até o sul de Goiás. Chove forte também em alguns pontos isolados de Mato Grosso, onde os acumulados são bastante expressivos ao longo do dia, em especial nas faixas sul e leste.

No Nordeste, a chuva volta a se concentrar no lado oeste da região, mas ainda chove de forma bastante fraca e isolada. Previsão de chuva forte no Maranhão, com risco para temporais, mas a chuva ocorre de forma rápida e muito isolada. No litoral até tem previsão de chuva, mas são pancadas fracas e com baixos acumulados.

O tempo firme volta a predominar nas áreas centrais da Bahia, assim como o tempo seco e quente continua em parte do agreste nordestino, que vai desde o norte baiano até o Rio Grande do Norte.

No Norte, chove com maior intensidade em áreas nortistas. Os maiores acumulados se concentram principalmente no sul do Amazonas e do Pará e do centro ao sul do Tocantins.

Previsão para pancadas com volumes de água expressivos também no Amapá. Nas demais áreas pode chover, mas a chuva ocorre em pancadas fracas e isoladas. Tempo firme apenas em Roraima.

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural