NOTÍCIAS


Confira a previsão do tempo para segunda e terça

Adiantamos as condições climáticas nas principais regiões brasileiras

January 7, 2018 13:30  |  Redação - Canal Rural
gota caindo em poça e formando ondulações na superfície

Segunda-feira, dia 8

SUL

Na segunda-feira, pouca coisa muda no Sul do país, com tempo seco em sua grande maioria. Chuvas são previstas apenas no Paraná, mas rápidas e isoladas. A exceção é na faixa litorânea do estado, onde a chuva fica mais constante e com acumulados ainda elevados no final da tarde e à noite. Mínima em torno dos 12°C desde o sul gaúcho até o sul do Paraná. Já as máximas ficam oscilando em torno dos 21°C no leste paranaense e 33°C no oeste do Rio Grande do Sul.

SUDESTE

A chuva forte se concentra, mais uma vez, do norte ao leste de São Paulo e Triângulo e sul mineiro, onde o risco para transtornos aumenta. Tempo seco somente no norte de Minas Gerais. O tempo abafado continua no litoral do Rio de Janeiro e Espírito Santo, com mínimas que chegam até os 21°C. Durante a tarde, esfriará em grande parte do estado de São Paulo e sul mineiro, com máximas que não passam dos 24°C.

CENTRO-OESTE

A chuva forte se desloca para o lado leste da região, com altos volumes de água no nordeste do Mato Grosso do Sul e sul e leste de Goiás e na maioria dos municípios do Mato Grosso. Pela manhã, praticamente a mesma condição de temperaturas que variam entre 18 e 21°C. À tarde, as temperaturas ficam mais amenas em grande parte do território central, com máximas entre 21 e 28°C e calor de até 35°C no Pantanal.

NORDESTE

Nesta segunda, ainda ocorrem pancadas de chuva fraca e bastante localizadas na maior parte do território baiano e nos demais estados nordestinos. Mínimas na casa dos 18°C em grande parte da Bahia e também no interior da região. Durante o período da tarde, a máxima segue elevada em Teresina e faz 33°C.

NORTE

Volta a chover nas áreas mais ao norte da região, com exceção do norte de Roraima. As mínimas ainda variam entre 18 e 21°C, e as máximas caem em grande parte do sul do Pará e do Amazonas, Rondônia e Acre. Apenas em Roraima é que a máxima segue bastante elevada e passa dos 33°C.

 

Terça-feira, dia 9

SUL

Pancadas mais fortes estão previstas em pontos isolados de Santa Catarina e do Paraná, mas devem ocorrer de maneira mais rápida e no fim do dia. Os maiores volumes devem ocorrer no norte do estado paranaense, nas áreas de divisa com São Paulo, região metropolitana de Curitiba, litorais e a região norte catarinense. Já no Rio Grande do Sul o tempo segue firme, e lá as temperaturas voltam a subir e à tarde faz bastante calor. Nos outros estados, as temperaturas também se elevam, mas ficam amenas, principalmente no Paraná.

SUDESTE

Na terça-feira, as chuvas continuam sobre quase todo o Sudeste. Os maiores volumes ocorrem no oeste e noroeste de São Paulo, porque uma região de baixa pressão atmosférica, localizada na Bolívia, empurra os ventos úmidos vindos da Amazônia e deixa o tempo instável sobre essa região. Nos outros estados, ventos locais mais a umidade do ar dão condições para chuvas rápidas e espalhadas. Tempo firme, mas nublado. Apenas no norte de Minas permanecem elevadas.

CENTRO-OESTE

Uma região de baixa pressão atmosférica, localizada na Bolívia, ajuda a empurrar o ar úmido da Amazônia sobre o Centro-Oeste e deixa o tempo fechado e com bastante chuva por boa parte da região. Apenas no nordeste de Goiás e sul do Mato Grosso do Sul é que as chuvas devem ter menor intensidade. Por causada das instabilidades, as temperaturas seguem amenas..

NORDESTE

A atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que são ventos girando no sentido horário no alto da atmosfera, deixa o tempo bastante instável no Nordeste do Brasil na terça-feira. Chove com maior intensidade no Maranhão, Ceará e no Piauí e na faixa leste da Bahia ao Alagoas. Nas outras áreas, a chuva é rápida e isolada. Tempo firme somente em parte das regiões oeste e Médio São Francisco, no estado baiano. As temperaturas seguem amenas em todos os locais.

NORTE

As chuvas perdem intensidade sobre o Norte, chove forte apenas no sul do Pará, Amapá e Rondônia. Nas outras áreas, as precipitações serão intercaladas com períodos de bom tempo. Já as temperaturas seguem amenas em boa parte da região.