NOTÍCIAS


Chuvas serão fortes em 8 estados do Brasil. Saiba quais

Frente fria tornou possível a formação de um tornado devastador no oeste do Paraná

January 8, 2018 18:41  |  Redação - Canal Rural
Chuva

Para esta terça-feira, dia 9, há previsão de chuva forte em São Paulo, Triângulo Mineiro, nos três estados do Centro-Oeste, Pará, Tocantins e no Amapá.

A frente fria que passou pelo Sul deixou um rastro de destruição no oeste do Paraná. Em Toledo, suinocultores tiveram prejuízos com o vendaval. As rajadas passaram dos 100 km/h.

Em 5 dias, as chuvas vão voltar a ser fortes no Paraná, Mato Grosso do Sul e ainda em São Paulo, com acumulados entre 70 e 130 milímetros em 5 dias. Também pode chover nos outros estados do Sul, mas de forma menos frequente. O mesmo vai acontecer em Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

No Matopiba, chuvas ganham força entre o sul do Piauí e do Maranhão, com acumulados entre 30 e 70 milímetros nesta semana.

O calor da tarde aumenta no Rio Grande do Sul nesta semana, com valores que podem chegar aos 36 graus na fronteira oeste do estado.

Entre São Paulo e o sul de Minas Gerais, as máximas ficam mais amenas nesta semana. 

A primeira semana do ano foi marcada por chuvas frequentes do Norte ao Sudeste do Brasil, com destaque para áreas entre o Triângulo Mineiro e o norte paulista, onde os acumulados superaram os 140 milímetros em sete dias.

Por outro lado, a chuva foi irregular no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Matopiba, choveu de forma mal distribuída.

Os índices de umidade do solo estão acima dos 90% do norte de Santa Catarina até o Espírito Santo, quase todo o Centro-Oeste e também o Norte.

No Rio Grande do Sul e faixas central e leste do Nordeste, além de Roraima, a umidade do solo se encontra em níveis abaixo de 30%.

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural