NOTÍCIAS


Chuvas voltam para o Sul nos próximos dias

Umidade do solo apresenta índices de apenas 10% em algumas áreas do RS

January 9, 2018 18:41  |  Redação - Canal Rural
Pampa

 

Nesta quarta-feira, dia 10,  instabilidades trazem chuvas concentradas em áreas litorâneas e do norte do Paraná. Por outro lado, o calor se faz presente no interior da região Sul, especialmente no no período da tarde no Rio Grande do Sul e no período da tarde.

É o calor e um corredor de umidade da Amazônia que formam nuvens bastante carregadas e voltam a favorecer chuvas com trovoadas nos três estados do Sul.  A chuva é mais forte nas cidades de fronteira com o Paraguai e a Argentina.

Nas áreas do sul do Rio Grande do Sul que apresentam apenas 10% de umidade, se chover, será algo fraco e isolado.

Na quinta-feira, dia 11, a chuva vai se tornar mais generalizada sobre o Sul e vem com elevados acumulados, inclusive sobre o extremo norte do Rio Grande do Sul. É a combinação de um corredor de umidade da Amazônia e também uma área de instabilidade que passa pela região Sul.

Os sistemas formam chuvas com trovoadas e rajadas de vento para os três estados do Sul, com destaque para áreas mais a oeste e na metade leste catarinense e no norte e leste paranaense.

Algumas áreas produtoras do oeste e norte do Rio Grande do Sul podem receber de 60 a 100 milímetros acumuladosde chuva nos próximos 15 dias. Infelizmente esta chuva ainda não consegue reverter o déficit hídrico de algumas áreas que estão recebendo chuva irregular desde o fim de outubro do ano passado.

“Estamos em um La Niña com efeitos clássicas do fenômeno: estiagem no Rio Grande do Sul e chuvas na metade norte do Brasil”, diz Celso Oliveira, meteorologista da Somar.

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural