NOTÍCIAS


Chuva volta para o Sul no domingo e traz risco de granizo

Para esta sexta-feira, dia 12, chove forte na região Norte e na faixa leste de São Paulo

January 11, 2018 20:09  |  Redação - Canal Rural
Granizo

 

Até o domingo, dia 14, as chuvas voltam com força para o Sul do Brasil, inclusive no Rio Grande do Sul. Os meteorologistas acreditam até na possibilidade de granizo em algumas áreas produtoras de soja.

No Paraná, os estragos podem ser maiores. Para as lavouras do Rio Grande do Sul, mesmo com o retorno das instabilidades, o problema ainda vai ser a má distribuição dessas pancadas.

O Rio Grande do Sul está apresentando menores volumes de chuva e temperaturas um pouco acima da média. As condições de umidade do solo estão mais baixas que nas demais regiões produtoras do país.

Mesmo assim, segundo o engenheiro agrônomo Leandro Calve, o fato ainda não causa preocupação generalizada nos produtores, pois a maior parte das lavouras, cerca de 84%, ainda está em fase de desenvolvimento vegetativo.

Apenas os produtores do sul do estado que plantaram mais precocemente, onde as lavouras estão em fase de florescimento ou enchimento de grãos seguem apreensivos com a diminuição da umidade do solo.

Para esta sexta-feira, dia 12, a chuva segue espalhada em São Paulo. Os temporais estão previstos para as áreas mais ao sul do estado e pode haver transtornos também na capital paulista.

Previsão de chuva forte ainda no sul de Mato Grosso do Sul e leste de Mato Grosso. No Norte, chove com volumes bastante expressivos no oeste do Amazonas, leste do Pará e norte do Amapá.

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural