NOTÍCIAS


Quarta-feira pode ter temperatura negativa no Sul do Brasil

Risco de geada para as áreas produtoras, no entanto, é muito baixo

June 4, 2019 18:41  |  Redação - Canal Rural
Quarta-feira pode ter temperatura negativa no Sul do Brasil

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural

A entrada de uma massa de ar polar no Centro-Sul do Brasil vai  derrubar as temperaturas. Parte de São Paulo já registrou a tarde mais fria do ano nesta terça-feira, dia 4. Na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que fica na zona norte de São Paulo, registrou 17,8 graus de máxima durante a tarde. É o menor valor do ano, ficando abaixo dos 19,5 graus do dia 25 de abril.

Desde o dia 6 de outubro de 2018 não se via uma máxima tão baixa. Para esta quarta-feira, dia 5, a máxima prevista é de apenas 18 ° C na capital paulista.

Nas áreas de café do Sudeste, a expectativa é de mínimas entre 6 °C a 8° C, as mais baixas do ano, mas sem risco de geada. "Há potencial para geada em pontos turísticos, sem riscos para as lavouras. As geadas devem ficar concentradas entre as serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde as temperaturas podem até ficar até abaixo de zero. No planalto do Paraná, a expectativa é de mínimas em torno dos 7 º C,  também sem geadas. Em Cascavel, a mínima será de 10° C e o milho segunda safra fica livre do risco de geadas", disse a a meteorologista da Somar, Desirée Brandt.

O tempo segue firme em praticamente todo o Sul no decorrer da quarta-feira. A colheita de milho segue avançada em relação ao ano passado. 

Apenas o litoral do Paraná tem expectativa de tempo bastante nublado com possibilidade de chuva pontual e de baixo acumulado. A tarde a temperatura segue bastante amena no Sul, mesmo com o predomínio de sol, as máximas variam de 18 °C a 24°C. Este frio ajuda na concentração de açúcares das uvas entre o Sul e o Sudeste do Brasil. “Acontece que esta deve ser a onda de frio mais intensa do mês, outra desta só em julho”, finaliza Desirée.